Edifício Residencial Ibiza
Projeto: Quadro Arquitetura
Cliente: Construcep
Localização: Orleans - SC
Área: 5.196,06 m²
Ano do Projeto: 2014
Código: 17514CEP
A intenção de criar um edifício que se inserisse no entorno tirando o máximo proveito das vistas privilegiadas oferecidas pelo lugar, fez surgir o conceito formal do Edifício Ibiza. Módulos enquadrando diferentes vistas se alternam e se sobrepõe formando a volumetria do empreendimento. Aliado a isto, o amplo uso de painéis de vidro garantiu que as vistas para o centro da cidade de Orleans e para a Serra Catarinense fossem evidenciadas no interior de cada apartamento.
A alternância do volume de cada andar e o uso de brises móveis conferiu ao conjunto a idéia de leveza e dinâmica, fazendo com que o edifício se destaque no seu entorno.
Constituído de apenas 24 apartamentos tipo e 4 apartamentos duplex a dinâmica requerida à volumetria também se dá no interior dos apartamentos, permitindo diferentes tipologias de plantas baixas, inclusive unificando unidades distintas.
No desenvolvimento do projeto a preocupação ambiental e a sustentabilidade da pós ocupação nortearam algumas das decisões, como exemplo o uso de esquadrias do piso a teto, que visam o aproveitamento máximo da luz solar. Brises móveis foram previstos na fachada como forma de filtrar a radiação solar mais intensa, e ainda se previu o “envelopamento” da fachada com o uso de ACM (Chapa de alumínio composto) visando a diminuição dos custos de manutenção predial. Além disto haverá o reaproveitamento da água da chuva nas áreas comuns do condomínio.
Acesso Principal
Hall de entrada
Hall de Entrada
Perspectiva do edifício
Perspectiva do edifício
O projeto
Com foco no projeto de produção, a equipe da Quadro Arquitetura desenvolveu o projeto visando a facilidade de compreensão pelas equipes envolvidas, focando na reprodução fiel das intenções de projeto através de soluções ilustradas em 3D das interfaces, seus respectivos detalhamentos e quantitativos.
Imagens geradas para melhor compreensão do projeto, associadas a quantitativos.
Tipos de paredes e quantitativos
Detalhe da fachada
Detalhe da fachada ( ACM )
Projeto de interior do salão de festas
Detalhe de mobiliário
Corte perspectivado do edifício para compreensão da área de corte do terreno
Material de marketing
Produção Interna da Quadro Arquitetura
Elaboração de apresentação e Imagens para venda
Planta Humanizada
Planta Tipo
Planta unificada 02 tipos
Planta Cobertura Duplex
Planta unificada 03 tipos
Video do Empreendimento
Apresentação do empreendimento
Pós entrega do projeto
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura imagem captada em 02/06/2016
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura imagem captada em 02/06/2016
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fonte: Acervo da Quadro Arquitetura
Fases de envolvimento da Quadro Arquitetura no Projeto
FASE A - CONCEPÇÃO DO PRODUTO (LD - Levantamento de Dados / PN - Programa de necessidades / EV - Estudo de Viabilidade)
Levantar um conjunto de informações jurídicas, legais, programáticas e técnicas; dados analíticos e gráficos objetivando determinar as restrições e possibilidades que regem e limitam o produto imobiliário pretendido. Estas informações permitem caracterizar o partido arquitetônico e urbanístico, e as possíveis soluções das edificações e de implantação dentro das condicionantes levantadas.
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO (EP - Estudo Preliminar / AP - Anteprojeto / LG - Projeto Legal)
Desenvolver o partido arquitetônico e demais elementos do empreendimento, definindo e consolidando todas informações necessárias a fim de verificar sua viabilidade física, legal e econômica bem como possibilitar a elaboração dos Projetos Legais.
FASE C - IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE INTERFACES (PB - Projeto Básico)
Consolidar claramente todos ambientes, suas articulações e demais elementos do empreendimento, com as definições necessárias para o intercâmbio entre todos envolvidos no processo. A partir da negociação de soluções de interferências entre sistemas, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando uma avaliação preliminar dos custos, métodos construtivos e prazos de execução.
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DE ESPECIALIDADES (PE - Projeto Executivo)
Executar o detalhamento de todos os elementos do empreendimento de modo a gerar um conjunto de informações suficientes para a perfeita caracterização das obras/serviços a serem executadas, bem como a avaliação dos custos, métodos construtivos, e prazos de execução. Executar o detalhamento de todos os elementos do empreendimento e incorporar os detalhes necessários de produção dependendo do sistema construtivo.
Fonte: Manual da ASBEA.